Qual é o agente causador da gripe?

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
Em cache

Quais os agentes causadores da gripe e do resfriado?

Em primeiro lugar, os agentes causadores de ambos são distintos. De acordo com Maria Lavinea Novis de Figueiredo, médica infectologista, a gripe é causada pelos vírus Influenza A e B. Já o resfriado é causado por mais de 100 tipos de vírus, e os principais pertencem à família rinovírus.

Qual a origem do vírus da gripe?

O primeiro vírus de gripe a ser isolado foi obtido a partir de aves de criação, quando, em 1901, o agente que provocava uma doença denominada "peste aviária" foi submetido a vários filtros de Chamberland, os quais têm poros que são demasiadamente pequenos para as bactérias passarem.

Como é transmitido o vírus da gripe?

A gripe pode ser transmitida através da tosse ou espirro de uma pessoa doente: As gotículas de líquido com o vírus são espalhadas pelo ar; Você também pode espalhar o vírus ao proteger a boca, ao tossir ou espirrar, em seguida segurar algum objeto.

Quanto tempo dura o vírus da gripe?

Em geral, uma gripe pode durar em média de 7 a 10 dias, com um período de incubação do vírus de até 4 dias, ou seja, o tempo entre contrair a doença e manifestar os sintomas. Para comparação, o período de incubação do novo coronavírus é de 5 a 14 dias.

Quem é o agente causador da febre amarela?

O vírus da febre amarela é um arbovírus do gênero Flavivirus, da família Flaviviridae. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença.

Qual é a bactéria da gripe?

É uma das principais complicações da gripe, causada principalmente pela bactéria Streptococcus pneumoniae, que se aproveita do organismo enfraquecido para se espalhar.

Quem é o agente causador da pneumonia?

Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.

Qual é o nome do agente causador da dengue?

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus chamado flavivirus, e transmitida ao homem principalmente pelo mosquito Aedes aegypti. No continente Asiático o Aedes albopictus é também um vetor da dengue, situação que não se verificou no Brasil até o momento.

Qual o nome da gripe comum?

Influenza (Gripe) | Secretaria da Saúde.

O que fazer para prevenir a gripe?

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou usar álcool gel, especialmente depois de tossir ou espirrar. orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde. Em caso de gripe, procure o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima para diagnóstico e tratamento adequados.

O que é bom para curar a gripe?

Alimentos como mel, limão, gengibre e alho possuem propriedades anti-inflamatórias e ajudam bastante a aliviar os sintomas. Além disso, preferir ingredientes que fortalecem o sistema imunológico, como frutas ricas em vitamina C, contribui para que o corpo se recupere com mais facilidade.

O que tomar para aliviar a gripe?

Ibuprofeno, diclofenaco ou nimesulida

Com sua ação anti-inflamatória, o ibuprofeno, o diclofenaco e a nimesulida conseguem reduzir o processo inflamatório em todo o corpo, aliviando o edema e a irritação das mucosas, as dores musculares e o aumento de temperatura.

Qual é o vírus causador do sarampo?

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%.

Qual é o agente causador da febre maculosa?

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.

Quais são os vírus causadores do resfriado?

Muitos vírus diferentes (rinovírus, adenovírus, coronavírus e metapneumovírus humano) causam resfriados, mas os rinovírus (dos quais há mais de 100 subtipos) causam a maioria deles. Os resfriados comuns provocados por rinovírus são mais frequentes na primavera e no outono.

Quem é o agente causador da sífilis?

É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Manifesta-se em três estágios: primária, secundária e terciária. Os dois primeiros estágios apresentam as características mais marcantes da infecção, quando se observam os principais sintomas e quando essa DST é mais transmissível.

Quais são os 4 tipos de pneumonia?

São eles:

  1. Pneumonia viral. É uma infecção causada por vírus e que se instala nos pulmões, podendo afetar a região dos alvéolos pulmonares. …
  2. Pneumonia bacteriana. É o tipo mais comum da doença. …
  3. Pneumonia química. …
  4. Pneumonia fúngica.

By admin