Qual é o agente Transmisor da doença de Chagas?

Doença de Chagas (DC) ou Tripanossomíase Americana é uma infecção parasitária, antropozoonose, causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi e transmitida pelo triatomíneo, popularmente conhecido como bicho-barbeiro.
Em cache

Como o barbeiro transmite a doença de Chagas?

O nome “barbeiro” se deve ao costume do inseto picar as pessoas na região do rosto. A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto. A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou.

Quem é o agente transmissor?

Os vetores são os veículos de transmissão do agente causador da doença, ou seja, é o organismo capaz de transmitir o ser vivo que realmente desencadeará uma enfermidade.

Como se dá a transmissão da doença?

A transmissão da doença pode ocorrer diretamente, pelo contato com pessoas infectadas, ou indiretamente, pelo contato com superfícies ou objetos utilizados pela pessoa infectada. Evidências atuais sugerem que a maioria das transmissões ocorre de pessoas sintomáticas para outras.

Qual é o inseto barbeiro?

Os barbeiros são insetos pertencentes à ordem Hemiptera, família Triatominae. São obrigatoriamente hematófagos (se alimentam de sangue), tanto machos quanto fêmeas. A ingestão de sangue provoca diurese e os barbeiros começam a evacuar restos do repasto anterior e a excretar o excesso de água do sangue recém ingerido.

Onde se encontra o inseto barbeiro?

O inseto barbeiro vive em regiões onde a doença é endêmica e comum, a exemplo da região norte do País. Mas podem ser encontrados em áreas urbanas. Em 2022, foram realizadas pesquisas de Triatomíneos em 8.435 visitas domiciliares e constatado a presença da espécie T.

Qual é o agente infeccioso?

São considerados agentes infecciosos microrganismos responsáveis por causar doenças infecciosas com potencial de transmissão para outros seres vivos, da mesma espécie ou não.

Qual é o modo de transmissão?

Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Qual o nome do exame que detecta a doença de Chagas?

O teste laboratorial mais utilizado para detectar a doença de Chagas, enfermidade causada pelo Trypanosoma cruzi, é o ELISA, que usa partes deste protozoário para a pesquisa de anticorpos específicos circulantes no sangue.

Qual a origem da doença de Chagas?

A descoberta da doença de Chagas

Tratava-se do barbeiro – conhecido popularmente por este nome por atacar preferencialmente o rosto das pessoas. Ao estudar tais insetos, Chagas identificou um novo parasito – o Trypanosoma cruzi, batizado assim em homenagem a Oswaldo Cruz.

Por que não pode matar o barbeiro?

A atividade é realizada pela Vigilância em Saúde Ambiental e pela Atenção à Saúde, que tem orientado a população para evitar matar o inseto causador da doença de Chagas por meio mecânico.

Porque a doença de Chagas não tem cura?

A doença de Chagas tem cura. Quanto mais precoce for o diagnóstico e o quanto antes for iniciado o tratamento, maiores as chances. Quanto maior o tempo de infecção, menores as chances de cura e mais difícil será a demonstração da efetividade do tratamento, pois mesmo estando curado, você continuará gerando anticorpos.

O que é agente causador e agente transmissor?

O agente etiológico nada mais é do que o organismo causador da doença, e o vetor é aquele que transporta o agente etiológico. Citando novamente o exemplo da doença de Chagas, o Trypanossoma cruzi é o responsável por causar a doença, ou seja, o agente etiológico.

Qual é o tratamento específico da doença de Chagas?

Tratamento: O tratamento deve ser indicado por um médico, após a confirmação da doença. O remédio, chamado benznidazol, é fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde, e deve ser utilizado em pessoas que tenham a doença aguda assim que ela for identificada. O tratamento tem duração de 60 dias.

Como se manifesta a doença de Chagas?

Sintomas: Fase aguda: febre, mal estar, falta de apetite, edemas (inchaço) localizados na pálpebra ou em outras partes do corpo, aumento do baço e do fígado e distúrbios cardíacos. Em crianças, o quadro pode se agravar e levar à morte.

O que atrai o inseto barbeiro?

Manter a casa limpa, organizada e bem arejada, porque o inseto gosta de lugares escuros, sujos e com frestas para se esconder. Outra dica é passar uma mão de cal nos galpões, no galinheiro, no chiqueiro e na estrebaria para o barbeiro não se instalar.

O que acontece com o coração na doença de Chagas?

Cerca de 30% das pessoas com doença de Chagas crônica desenvolvem danos ao coração que podem levar à morte, como arritmia e insuficiência cardíaca. Sem tratamento específico para combater o problema, estes pacientes são medicados com drogas usadas para outras doenças do coração.

Quanto tempo a pessoa vive com a doença de Chagas?

Para pacientes que estão em estágios avançados da doença, com danos cardíacos graves e refratários ao tratamento, esse é o único recurso, a última esperança. O transplante aumenta em torno de 80% a expectativa de vida dessa pessoa, que pode viver com qualidade em torno de 10 anos mais.

By admin